MÉDICO REUMATOLOGISTA

É um médico especializado no tratamento clínico de doenças do aparelho locomotor, ossos, músculos, tendões e articulações, comumente chamadas de reumatismos.

Durante o período de especialização, o reumatologista recebe formação fundamentada no conhecimento clínico, psicológico e humanístico, para ouvir e interpretar as queixas  dos pacientes.

Alem disso adquirem conhecimento  sobre as técnicas mais avançadas de diagnóstico , treinamento na utilização dos mais modernos tratamentos não cirúrgicos dos reumatismos.

Mão normal

O QUE O REUMATOLOGISTA TRATA?

Os reumatismos são doenças crônicas das articulações, músculos, tendões e ossos, que se caracterizam pela presença de inflamação ou por um processo degenerativo dessas estruturas, levando frequentemente ao aparecimento de dor e dificuldade aos movimentos.  Dentre os mais de 100 tipos de doenças reumáticas, destacam-se a:

• ARTRITE REUMATOIDE,

• OSTEOARTROSE,

• OSTEOPOROSE

• GOTA,

• FEBRE REUMÁTICA

• LÚPUS ERITEMATOSO,

• VASCULITES,

• LOMBALGIAS,

• FIBROMIALGIA,

• TENDINITES E BURSITES

Artrite Reumatóide

QUANDO PROCURAR UM REUMATOLOGISTA?

É de fundamental importância o diagnóstico correto e       precoce para um bom controle evitando complicações  que   possam incapacitar o paciente de forma definitiva .

O aparecimento de dores fortes nas articulações ou   músculos, tendões e ossos, que não desaparecem em poucos   dias, ou dores articulares fortes de início súbito e associado à  febre, são condições nas quais o reumatologista poderá   atuar com experiência e conhecimento.

Fontes: Colégio Americano de Reumatologia Sociedade Brasileira de Reumatologia

Reumatologia